quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Canelone com Massa de Pastel




  • Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
  • Rendimento: 8 porções
Ontem eu e meu marido resolvemos dar uma passeada pela Serra Gaúcha e passamos por duas cidades que adoro muito: Caxias do Sul e Farroupilha. Hummm, que friozinho gostoso! Meu marido morou nestas cidades por muitos anos e me mostrou cada cantinho interessante que tem por lá. Como boa descendente de gringos que sou, me identifico muito com aquelas cidades e me sinto em casa quando estou lá.
Como toda a cidade na Serra Gaúcha, a italianada come muito bem, obrigada! Mas pensa em comer bem! Desde as massas, que são tradição por aquelas bandas, até mesmo os lanches ou uma simples xícara de capuccino são um convite para não querer mais sair de lá. Estabelecimentos como a Pizzaria DonCarlone, a Hamburgueria Juventus (melhor xis da minha vida) e a Confeitaria QuiDelícia de Farroupilha fazem jus aos costumes da mesa bem servida dos italianos.
Em homenagem a esta terra que amo de paixão, vou repassar a vocês uma receita que eu aprendi com a minha prima Gabriela, que não é descendente de italianos, mas que cozinha bem uma barbaridade. É uma receita de canelone, mas feita com massa de pastal, mais barata e prática.

Canelone com massa de pastel
  • 1 pacote de massa de pastel pronta
  • 500 gramas de mussarela
  • 500 gramas de presunto
  • 1 lata de molho de tomate
Para o molho branco:
  • 1 cebola ralada
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pote de requeijão
  • 1 pacote de queijo ralado
  • 1 copo de leite
  • margarina
  • orégano
  • sal à gosto
  • noz moscada

Modo de preparo:
Prepare o molho, deixando a cebola dourar na margarina, juntando o creme de leite, o requeijão, o leite, o sal e a noz moscada. Depois de cozido, junte o orégano e o queijo ralado, até que o queijo derreta na panela.
Hora de montar os canelones: pegue a massa de pastel, coloque 1/2 fatia de queijo e 1/2 fatia de presunto. Enrole a massa de pastel como se fosse uma panqueca. Cubra um refratário com molho branco, em seguida vá colocando os canelones de massa de pastel. Depois de acomodados no refratário, cubra com o molho de tomate e o restante do molho branco e com algumas fatias de queijo para gratinar. Leve ao forno bem quente, para que o queijo gratine. Sirva em seguida.

4 comentários:

ELIANE TAVEIRA disse...

Olá Danieli,

Vi essa receita sua no blog da Sintia e vim conferi!
Amei seu cantinho e já vou seguir...
Bjos

Eliane

http://receitaserecipestop.blogspot.com

Anônimo disse...

adorei teu blog, sou do rs tbm, moro em viamão, adoro canelone e vou fazer esta receita na proxima semana.
bjos
raquel faleiro

rozane disse...

essa receita é deliciosa,pode-se ainda colocar no centro molho de frango.

rozane disse...

Essa receita é deliciosa,pode-se ainda colocar molho de frango para depois enrolar.