terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cuca fácil




Cuca...quem não gosta de um bom pedaço de cuca, não é verdade? E existem estabelecimentos aqui no sul que sabem fazer uma cuca como ninguém...a casa da Vovó em Picada Café tem umas cucas que são uma perdição! Mas pensa em perdição!
Na minha modesta opinião, existem algumas coisa um pouco complicadinhas sobre a arte de fazer uma boa cuca. Primeiro: uma receita de cuca funciona como um pão, tem que colocar a mão na massa, esperar crescer, etc, etc. Segundo: com tantos estabelecimentos no Rio Grande do Sul que vendem cucas de fazer qualquer um comer ajoelhado, quem é que vai perder tempo fazendo uma cuca em casa, não é verdade?
Mas, como dizem que tudo que é feito em casa é mais gostoso, eu acabei lembrando de uma receita de cuca que eu aprendi quando tinha 13 anos. Vocês devem estar se perguntando como eu lembro da minha idade com tanta precisão, certo? Mas eu vou explicar: como eu estudava em uma escola de freiras em Canoas, havia, durante o oitavo ano, uma disciplina chamada Técnicas Domésticas, que tinha como principal objetivo nos ensinar a cozinhar. Tínhamos um polígrafo de receitas e todas as semanas, a classe tinha como tarefa preparar alguns dos pratos desse polígrafo. Não dava outra, a gente acabava aprendendo mesmo. E essa receita de cuca foi uma das que eu acabei repetindo em casa e o pessoal adorou. Desde então, volta e meia a receita aparece por lá. É uma receita boa porque é rápida e não precisa esperar crescer, funciona como um bolo.

Preparados, então? Vamos lá...


Cuca Fácil

Para a massa:
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo de soja
  • 1/2 xícara de amido de milho
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pacote de fermento químico
Para a farofa:
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 3 colheres de margarina
  • 2 xícaras de farinha de trigo

Para o recheio:

Você pode utilizar o recheio que quiser para a cuca, ou comer ela sem recheio nenhum. Entre as minhas dicas para o recheio estão pedaços de chocolate, passas, rodelas de banana, quadradinhos de goiabada cascão ou coco ralado.

Modo de preparo

Para a massa: bater na batedeira os ovos e o açúcar. Em seguida, acrescente o leite, o óleo, a farinha, o amido de milho e o fermento. Coloque em uma forma retangular untada e enfarinhada. Espalhe por sobre a massa o recheio que preferir. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. O importante é que, por enquanto, ela não asse por completo.
Enquanto a cuca assa, vá fazendo a farofa. Misture em uma tigela todos os ingredientes e misture-os bem, formando a farofa (se fizer com as mãos fica mais fácil).
Retire a cuca do forno um pouco antes de ela estar completamente assada e espalhe a farofa por cima. Leve ao forno por mais alguns minutos.
Espero que gostem da receita de hoje.

8 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hum... Q delícia! Fomeeeeeeeeee... Eu queru :(

Marlene Maravilha disse...

Querida Dani!
Eu vim agradecer a tua visita no meu espaço e aproveito para dizer que amei o teu!!
Vou voltar com certeza e trocaremos muitas receitinhas deliciosas!
Ainda estou viajando, mas regresso
esta semana, se Deus quiser.
beijos

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Tem coisas na vida que a gente não esquece mesmo!!Adorei a receita.Me responda, no caso do fermento, aqui nunca vi pacotinho, eu uso 1 colher de sopa né?
Beijinhos..

Edilia disse...

Adorei sua receita de cuca, eu gosto muito.vou anotar para fazer.
Edilia

Cristina disse...

Que delícia!!! Vou fazer.
Gostei demais do seu blog.

Anônimo disse...

Oi Daniele!
Amei seu blog..é tudo o que procuro: receitas práticas, rápidas e deliciosas para qq ocasião!
Vou te visitar sempre, tá!
bjs

Bianca Ramos disse...

hum adorei...ai minha dieta...rsrs
Dani linda, deixei um selinho no meu blog pra vc!!!!
Mega beijos

Paula Pacheco disse...

Dani,
Vim te visitar e retribuir a sua visita, vou te linkar e ja virei seguidora, adorei todas as receitas, estarei sempre por aqui...olha...as cucas são dificéis de preparar...adoro...mas quase nunca acerto...ou fica muito duro ou embatumado...tenho que treinar mais...vou anotar a sua receita, ainda mais que é da terra das cucas heheheh
bjs
Paula