A Autora

 Sobre o Idéia na Panela

O blog de culinária "Uma Idéia na Panela", antigo blog "Nossa Cozinha", foi criado em agosto de 2009, com um objetivo muito simples: mostrar e ensinar aquelas receitas simples, mas que cativam a todos os gostos! Mostrar as receitas que trazem sensações como os gostos de infância, o cheirinho da comida de mãe, a magia da cozinha da avó e a paixão pela arte da culinária.
Além de compartilhar receitas, o blog também divulga um pouquinho do dia-a-dia da autora, suas experiências, alegrias e desafios, com pitadas generosas de muito bom humor, já que rir é uma das melhores coisas da vida.
Com o tempo, o blog foi crescendo e tornando-se não apenas um hobby, mas uma rede de relacionamentos (eu chamo assim, porque o que eu fiz de amigos por aqui não é brincadeira!), e também formou parcerias interessantíssimas, como o portal Bolsa de Mulher, , os sites de culinárias Petitchef e Cybercook, a livraria Bocatto, entre outras empresas do ramo alimentício.
Hoje, posso dizer que o "Idéia na Panela" é como um filho que está crescendo muito bem criado, se desenvolvendo, se relacionando e, o mais importante, compartilhando a vida com todos os seus leitores.

Quem é a autora do "Uma Idéia na Panela"?
Danieli, Dani para os íntimos, gaúcha nascida em Porto Alegre, formada em Administração, pós graduanda em Gestão Pública. Passa o tempo lendo, ouvindo músicas, passando noites a fora conversando com os amigos. Tagarela, CDF, gosto de cultivar o bom humor. Às vezes preguiçosa, chorona e fiasquenta.
Apaixonada pela culinária desde criança, mas ao mesmo tempo tendo que manter o pique de trabalhar fora de casa e conseguir chegar a tempo de fazer uma refeição fácil e rápida. Gosto de testar sabores novos, temperos novos, mas sem abrir mão da praticidade e do mínimo de sujeira. Agora, também focada em receitas leves, mas nem por isso menos saborosas.  

Como Comecei a Cozinhar?
Cozinhar para mim é uma paixão que eu cultivo desde muito pequena. Minha avó materna trabalhou como cozinheira e sempre valorizou muito que suas netas aprendessem desde pequenas a fazer pelo menos um prato sozinha. Até a idade escolar eu passava todas as manhãs com ela. Depois disso, adorava uma folguinha da escola ou dormir na casa dela nos finais de semana, só para poder vê-la cozinhando. E ela incentivava, deixando a gente meter a mão em todos os pratos que ela fazia (e que não eram poucos, no mínimo 4 ou 5 por refeição!). Meu avô materno também incentivava bastante. Italiano, nos ensinava sobre a beleza de todos os ingredientes, o cultivo de plantas e frutas e as melhores combinações da gastronomia italiana.
Quando cresci um pouco, comecei a pesquisar receitas e a copiar os livros das avós, da mãe, das tias...até montar meu próprio acervo e começar a misturar ingredientes por conta própria. Hoje, quando o assunto é cozinha, adoro cozinhar para a família e os amigos e tento sempre melhorar a cada refeição preparada. Mas não penso em transformar isso em profissão. Hobby é hobby, profissão é profissão. Amo o que faço, mas gosto de ter uma atividade diferente em que eu sou boa e que possa relaxar.

Por que criei o Idéia na Panela?
Comecei a ver a dificuldade que é para encontrar uma receita em meio a tantos papéis. Então, passei a fazer um arquivo digital com tudo que eu tinha, separando por tipo de pratos, anotando aqui e ali os próximos pratos que eu gostaria de fazer...fazendo esse arquivo, descobri sites e blogs de muitas pessoas que, assim como eu, eram apaixonadas pela culinária. De alguma forma me conectei com elas, pois me deu uma vontade enorme de mostrar e compartilhar com todas aquelas pessoas tudo o que eu já havia aprendido e o quanto eu gostei dos pratos que elas haviam preparado.
Também, eram muitos os amigos e parentes que pediam as receitas que eu fazia. Disponibilizar as receitas na Internet se tornou uma maneira fácil para que as pessoas tivessem maior acesso ao meu acervo e a meus testes. E vamos combinar que é a coisa mais chique do mundo poder dizer: “Gostou? A receita está no meu blog!” 

Como tudo acontece?
Da forma mais natural possível. Faço as compras em supermercado como qualquer outra pessoa. Invisto em temperos, ingredientes clássicos e na pesquisa de muitas e muitas receitas, de outros blogs e sites de culinária ou dos livros de culinária que compro. Acho que tenho receitas para mais 5 anos de blog.
Os pratos são feitos na cozinha da minha casa, uma cozinha como qualquer outra (mas que eu queria que fosse um pouco mais iluminada para que eu pudesse tirar umas fotos mais decentes dos pratos! Com o tempo eu consigo...). Não gosto de fazer pratos complicados ou com ingredientes muito caros ou difíceis de encontrar. Já que vou compartilhar minhas receitas, tenho que fazer isso de forma que elas caibam em todos os bolsos e estilos de vida. E para isso, menos é sempre mais.
Cozinho e faço fotos dos pratos que eu planejo para a janta ou refeições para os amigos e a família. Cozinho pouco durante o dia, pois o trabalho não permite. Procuro ao menos uma vez na semana fazer um prato que eu ainda não havia provado. Procuro também uma vez por mês comprar algum produto que eu nunca havia provado ou cozinhado sozinha. Tiro as fotos um pouco antes de servir.
Ao servir, gosto de ouvir opiniões e principalmente, gosto de ver os cobaias repetirem o prato! Nada melhor para um apaixonado por cozinha ver que o seu trabalho deu certo!

Espero que gostem do blog. Aproveitem a visita e voltem sempre!